Como já dizia Leonardo da Vinci, "Não prever, já é lamentar", porém não basta planejar, é preciso executar. O nível de dificuldade é muito grande na hora da execução, pois nem sempre o que
planejamos pode ser executado da maneria em que foi programado. Então, o importante é que se execute, por mais que não seja feito tudo como o que foi planejado, mas que tenha se preparado para tal, que seja feito da melhor maneira possível e com todos os recursos disponíveis.
Nas empresas, é necessário separar tempo para produzir um planejamento estratégico, pois é imprescindível para diminuir os riscos e incertezas, e sobretudo definir o posicionamento das organizações, de modo a estabelecer suas diretrizes e traçar seu perfil no contexto social, econômico e político. Para cada ação tem uma reação, e com o planejamento estratégico feito e atualizado, é possível fazer com que essas reações sejam as mais favoráveis possíveis, ou seja, uma empresa com um planejamento estratégico correto, "Prepara-se para o inevitável, previne o indesejável e controla o que for controlável" (PETER DRUCKER).