segunda-feira, 20 de junho de 2016

Lar Renascer: Casa da Gestante

Com a crescente prostituição e mulheres abandonada pelos maridos na década de 1980, um grupo de pessoas iniciou um trabalho de orientação e acolhida a fim de auxiliar essas meninas e resgatarem sua dignidade humana. A partir disso em 1988 nasceu a Associação Beneficente Renascer.

O Lar vive de doações e campanhas para arrecadar alimentos, produtos de higiene, limpeza, itens para bebê, etc. Hoje não existe um controle de entrada desses alimentos, falta segurança, falta a divulgação do lar.

Então foi nos responsabilizados, que fizéssemos um planejamento estratégico para o Lar com base no que foi visto em sala, que foi dividida em quatros grupos (operacional): Estoques, Segurança, Marketing e Educação. Sendo que Estoques estava responsável pela criação de uma planilha de estoques, onde poderia-se ter o total controle de entradas, saídas, data de validade, etc. A Segurança ficou responsável por analisar a proteção das mães e bebês, fazer orçamentos de câmeras, segurança humana e alarme. Marketing fez toda a parte de divulgação do lar e Educação ficou encarregada de propor algo diferente para as crianças, de forma educacional. 
Cada grupo tinha um líder (tático), e acima dos líderes os presidentes (estratégico). 

O dia de apresentação do trabalho é 28/06/2016, e terá a presença das irmãs carmelitas (responsáveis pelo lar), neste dia as irmãs analisarão as melhorias e escolherão implantar ou não no Lar Renascer.




domingo, 19 de junho de 2016

Missão, Visão e Valores

MISSÃO DA EMPRESA: A missão é tida como o detalhamento da razão de ser da empresa, ou seja, é o porquê da empresa, é a carteira de identidade da empresa.

VISÃO DA EMPRESA: a visão pode ser percebida como a direção desejada, o caminho que se pretende percorrer, uma proposta do que a empresa deseja ser a médio e longo prazo e, ainda, de como ela espera ser vista por todos.

VALORES DA EMPRESA: os valores organizacionais podem ser definidos como princípios que guiam a vida da organização, tendo um papel tanto de atender seus objetivos quanto de atender às necessidades de todos aqueles a sua volta.

Exemplo do Banco HSBC:

Missão: Garantir a excelência na entrega de produtos e serviços financeiros, maximizando valor para clientes e acionistas.

Visão: Ser o melhor grupo financeiro do Brasil em geração de valor para clientes, acionistas e colaboradores.

Valores: 
  • Nossa conduta deve refletir os mais altos padrões de ética;
  • Nossa comunicação deve ser clara e precisa;
  • Nosso gerenciamento deve ser em equipe, consistente e focado;
  • Nosso relacionamento com clientes e colaboradores deve ser transparente e baseado na responsabilidade e confiança entre as partes.


Diagnóstico Estratégico

      O diagnóstico estratégico é uma analise feita na empresa, essa analise é interna e externa.
     Essa é a primeira fase do planejamento, que mostra qual é a situação real da empresa e deve ser feito da forma mais real possível, pois qualquer tomada de decisão errada nesta fase, prejudicará todo o resto do processo.

       É feita a analise Swot:


     Onde faz-se a analise interna através das forças e fraquezas da organização e analise externa através de oportunidades e ameaças do ambiente.

   E através do Benchmark, olhar para as outras empresas e melhorar a sua propria com inovações das outras.

       A empresa deve:
  1.  Desenvolver a missão;
  2.  Desenvolver os valores;
  3.  Realizar a analise interna e externa;
  4.  Fazer a integração dos vários fatores considerados na analise interna e externa da empresa;
  5. Analisar os concorrentes;
  6. Fazer formulários a serem utilizados no diagnóstico estratégico. 


Resenha Crìtica: A Arte da Guerra

Sun Tzu no livro “A arte da guerra”, traduzido do francês por Sueli Barros Cassal, pela editora L&PM de Porto Alegre, no ano de 2000, conta que os estrategistas de 2500 anos atrás foram influenciados pelas táticas bélicas, e hoje esse livro é destinado para a guerra das empresas. Por meio de fatos contados em treze capítulos no decorrer de 152 páginas, a história descreve que é necessário um planejamento, ou seja, muita preparação, antes que inicie a batalha, tudo deve ser previsto e pensado e mantido em sigilo. A primeira batalha que devemos travar é contra nós mesmos, pois um erro tem sempre nefastas consequências, e geralmente os grandes são irreparáveis, ou seja, o que é feito corretamente, com responsabilidade e coerência, não é reconhecido, mas um erro pode ser crucial na vida profissional. Sun Tzu tinha muita capacidade e experiência com as guerras e sabia como treinar qualquer pessoa para vencer a guerra, porém para atingir a glória e o sucesso teria que seguir cinco fatores, que são a doutrina, o tempo, o espaço, o comando e disciplina, e seria necessário conhecer os pontos fracos e os fortes de todos que estão em volta, como hoje é utilizado a análise swot para analisar forças e fraquezas das empresas, e perceber os recursos que os dois exércitos possuem para a guerra. Na guerra, o general não deve poupar castigo, quando necessário, pois teus subordinados se espelharão no teu exemplo. O general deve se basear em avaliações prévias, pois essas apontam para a vitória quando demonstram que sua força é superior à do inimigo A guerra deve ser iniciada assim que a equipe estiver preparada, e se o inimigo for mais forte, não ataque, porém mantenha sempre de prontidão as tropas, porém não poderás manter as tropas em prontidão por muito tempo, sem ter prejuízos, o general deve fazer de tudo para abreviar as guerras, para poupar a vida dos soldados. O principal objetivo da guerra é a vitória, e do general é atacar a estratégia do inimigo. Na guerra quem ataca mostra que sua força é abundante, porém só conhecer os meios que asseguram a vitória não significa obtê-la. Devemos considerar as regras de cálculo e considerar os efeitos da balança, pois, a vitória é fruto de um cálculo exato. Atacar o inimigo sem sofrer uma derrota baseia-se na combinação de forças diretas (fixar e distrair o inimigo) e indiretas (irromper onde o golpe não é previsto).
Um comandante hábil busca a vitória baseando-se nas circunstancias e não a exige de seus funcionários, manipula o deslocamento dos inimigos, sem permitir que o inimigo faça primeiro, manipula não somente o exército que comanda, mas também a dos inimigos, mobiliza o povo e recruta as tropas, analisa e conhece todas as perfeições do terreno e escolhe criteriosamente o terreno do campo de batalha e deve investir sempre em soldados e conhecimentos exatos, quanto mais investir, mais ganhará. O general deve conhecer a si mesmo e seu inimigo para não ter riscos na batalha e conhecer o lugar e o tempo para sua vitória ser total.
Com meu olhar de administradora, indico esse livro para administradores, economistas e empresas em geral pois mostra quais estratégias devem analisadas e como elas devem ser executadas na disputa com os concorrentes.



Planejamento Estratégico como Sistema

      Um sistema é um conjunto ordenado de elementos que se encontram interligados e que interagem entre si, com um determinado objetivo.

       O Planejamento Estratégico é como um sistema pois as partes são interagentes e interdependentes, considera os fatores controláveis e não controláveis, e busca um objetivo.

   Um sistema é composto por objetivos, entradas do sistema, processo de transformação, saídas do sistema, controles e retroalimentação.


Há também a hierarquia dos sistemas:


As empresas devem utilizar a teoria dos sistemas no processo de planejamento, pois auxilia na tomada de decisões e possibilita um retorno através do feedback.




Jogo Dominó: Reformulação da empresa e do jogo

No decorrer das aulas, tivemos que dividir a a sala em dois grupos, em cada grupo foi escolhido um líder para coordenar as atividades. Nosso grupo representava a empresa Anti-stress S.A., que era especializada na fabricação e exportação de jogos de dominó.
Por conta concorrência acirrada entre as empresas, a venda do jogo tinha despencado, então tivemos que achar uma saída para melhorar as vendas de nossos produtos.
Foi reformulado o organograma da empresa e criado um novo jogo, que acendia no escuro.
A empresa foi totalmente hierarquizada, pois foi designado quem estaria responsável pelas decisões estratégicas, táticas e operacionais.





Filme: Um Senhor Estágiário

Conforme solicitado pela Prof ª Carla Hammes, sentiu-se a necessidade de observar os aspectos relativos a matéria de Planejamento Estratégico, onde Nancy Mayers no filme “Um Senhor Estagiário”, do gênero comédia, distribuído pela Warner Bros Pictures, em 2015, demonstra a dificuldade das pessoas da melhor idade em relação ao que fazer em sua senioridade. Por meio de uma história contada em 121 minutos, o senhor Ben Whitaker se apresenta como um viúvo de 70 anos que sente que algo faltava em sua vida. Ele encontra um folheto de estágio sênior, se interessa e manda um vídeo para se candidatar a vaga, ele tinha interesse, disponibilidade e responsabilidade. Jules Ostin, dona do site de moda, uma mulher cheia de tarefas, que se divide entre as funções de trabalhadora, mãe e mulher, necessita de um ajudante e contrata Ben, um funcionário a moda antiga, que fica seus primeiros dias sem ter o que fazer, pois Jules pensava que não teria o que ele fazer, ele ajuda os colegas de trabalho e conhece os setores da empresa. É muito tradicional e observador, ao realizar tarefas para Jules, a deixa mais segura e a cada dia que se passava, ele à surpreendia. Jules não tinha tempo para sua família e chegou à conclusão de que precisaria de um CEO para ajudá-la nas atividades empresariais, porém não aceitaria ter um supervisor a quem deveria obedecer. Ben a leva para conhecer vários CEO’s, porém nenhum o agrada e ela fica muito aborrecida. Em uma viagem para San Francisco, os dois conversam num quarto de hotel sobres suas vidas, suas inseguranças, sonhos e Jules revela para Ben que seu marido está a traindo, porém Ben que já estava bem entrosado com a família da empresária, já sabia do que o seu marido estava a fazer com Jules. No outro dia, a dona do site de moda vai ao encontro de mais um CEO e acaba gostando deste e pretende contratar. Quando chega em casa, seu marido conta o que estava acontecendo com o casamento deles, e que Jules deveria continuar sua carreira, pois era o que gostava de fazer.
Percebe-se então, que o filme mostra a importância das organizações em obter este programa de estágio sênior, pois essas pessoas não têm mais compromissos como tinham na vida adulta e podem se dedicar mais ao trabalho, que agora não fazem por obrigação ou por ter um salário, mais sim por gostar, ter sabedoria no assunto, e necessidade de estar em um meio social.
Com meu olhar de administradora, indico esse filme, para grande, média e pequenas empresas, multinacionais, pessoas da terceira idade, pois aos empresários o filme revela as qualidades de um estagiário sênior, e para os mais velhos, mostra o quão é bom estar em meio a pessoas e ser reconhecido pelo que faz.




Tipos de Planejamento

Existem três tipos de planejamento, que são relacionados aos níveis hierárquicos:

  • Planejamento Estratégico: Os objetivos traçados afetam a empresa como um todo, as estratégias são de longo prazo (acima de 3 anos), focaliza o futuro e o destino da empresa.
  • Planejamento Tático: Os objetivos traçados afetam somente parte da empresa, ou seja, envolve cada departamento, as estratégias são direcionadas a médio prazo (1 à 2 anos),focaliza o mediato.
  • Planejamento Operacional: Os objetivos traçado afetam cada tarefa/atividade, as estratégias são de curto prazo (menos de 1 ano), focaliza o presente, ou seja, o imediato.


sábado, 18 de junho de 2016

Partes do Planejamento

O planejamento pode ser organizado em partes:
  • Planejamento dos fins: onde se deseja chegar, qual objetivo, missão, visão, propósitos, objetivos.
  • Planejamento dos meios: mostra os caminhos para a empresa chegar ao futuro desejado.
  • Planejamento organizacional: olhar a empresa como um todo e esquematizar para que os objetivos sejam alcançados através dos meios.
  • Planejamento dos recursos: estabelecimento de programas, projetos e planos de ação necessários ao alcance do futuro desejado, como recursos financeiros, tecnológicos e humanos.
  • Planejamento da implantação e do controle: Corresponde a atividade de planejar o gerenciamento da implantação do empreendimento, feedback.

Visita Técnica a Penitenciária Industrial de Joinville

No dia 19 de março de 2016, tivemos uma visita técnica na penitenciária, para comparar a teoria com a prática, onde tivemos claramente as dimensões do planejamento:

  1. Assunto abordado: Reintegração dos presidiários.
  2. Elementos do planejamento: Cogestão, educação, trabalho, parceria com empresas, humanização do sistema prisional.
  3. Tempo do planejamento: Longo prazo.
  4. Unidade organizacionais: Penitenciária de Joinville (público), Montesinos (privado).
  5. Características do planejamento: Complexo, público, estratégico, qualidade.



Penitenciária Industrial de Joinville

Conforme solicitado pela professora, buscamos conhecer um pouco mais sobre a Penitenciária Industrial de Joinville (Jucemar Cesconetto), conhecida como penitenciária modelo, por conta de sua gestão.
Atualmente a penitenciária está localizada Rua Boehmervald nº4620, no bairro Parque Guarani, na cidade de Joinville, Santa Catarina. Seu atual diretor era Richard Harisson.
O principal objetivo da penitenciária é buscar a reintegração dos apenados pelo trabalho e estudo, através do envolvimento com a comunidade. 
Sua missão é ser reconhecido pela sociedade como órgão de excelência, permanente e consolidado na custódia e reinserção social dos reclusos.
Sua visão é administrar o Sistema Prisional Catarinense, de forma integrada, visando custodiar os reclusos e contribuir para sua reinserção social.
A Penitenciária parece a prisão dos sonhos de qualquer detento. Conhecida como “creche”, “spa” e “colônia de férias” entre os criminosos, ela se destaca pelo tratamento humano e pela perspectiva de reintegração social que oferece, por meio da educação e do trabalho.
Atualmente, a penitenciária tem um modelo de Cogestão que é a gestão exercida pelo sistema público e pelo sistema privado, onde o governo fica responsável pela fiscalização do trabalho do sistema privado, realiza o policiamento nas muralhas e decide como lidar com a indisciplina dos detentos e o sistema privado vai gerir os serviços da unidade prisional com relação à administração, à vestimenta, à higiene, ao lazer, etc.
Além disso, possibilita a oportunidade para o detento reduzir a pena e obter renda. A cada três dias trabalhados o apenado reduz um dia de sua pena. 


A instituição conseguiu através de seus projetos, reduzir de 83% para 12% o índice de reincidência criminal.






Dimensões do Planejamento

O planejamento pode ser conceituado como um processo, segundo Steiner, que considera as 5 Dimensões do planejamento, sendo elas:


  1. Assunto Abordado: refere-se ao tema principal, que pode ser finanças, novos produtos, marketing.
  2. Elementos do planejamento: corresponde as fases do planejamento, como os propósitos, objetivos, estratégias.
  3. Tempo do planejamento: corresponde ao tempo, que pode ser de longo, médio ou curto prazo.
  4. Unidades organizacionais: refere-se a onde o planejamento é elaborado. Ex: empresas.
  5. Características do planejamento: Podem ser representadas por complexidade ou simplicidade, qualidade ou quantidade; planejamento estratégico ou tático, confidencial ou público, formal ou informal, econômico ou caro.
     Portanto, para fazer um planejamento estratégico é necessário ter um tema, ter estratégias para alcançar objetivos, definir um tempo para o alcance desses objetivos, definir o local para aplicação e apresentar as características.




Princípios Gerais e Específicos do Planejamento

      Para a realização de um bom planejamento é necessário seguir alguns princípios que tornarão os objetivos mais assertivos e trarão os resultados esperados.

Princípios Gerais do Planejamento:
  • Contribuição aos objetivos: o planejamento deve estar ligado aos objetivos máximos da empresa de forma interligada e hierarquizada.
  • Precedência do planejamento: o planejamento deve vir antes de qualquer outra função administrativa, por isso se faz tão importante o planejamento nas organizações.
  • Maiores influência e abrangência: este princípio pode provocar uma série de modificações nas características e atividades da empresa. Essas mudanças podem ser nas pessoas, tecnologia e sistemas.
  • Maior eficiência, eficácia e efetividade: esse princípio visa potencializar os resultados e reduzir as deficiências apresentadas pela empresa, ou seja, realizar algo da melhor maneira possível, atingindo a meta ou o objetivo.
Princípios Específicos do Planejamento:
  • Planejamento participativo: o planejamento deve realizado pelas áreas pertinentes ao processo, ou seja, o trabalho em equipe, todos trabalhando juntos pelo mesmo objetivo.
  • Planejamento coordenado: Todos os aspectos envolvidos devem ser projetados de forma que atuem interdependentemente.
  • Planejamento integrado: Os vários escalões de uma empresa devem ter seus planejamentos integrados, ou seja, cada área responder pelas suas tarefas, de forma que se alcance o objetivo maior.
  • Planejamento permanente: Nenhum plano mantem seu valor e utilidade com o tempo, ou seja, nenhum planejamento é eterno, sempre que necessário deve ser atualizado.
Para um correto planejamento é necessário seguir esses princípios e mostrar aos colaboradores onde a empresa quer chegar.



Importância de Planejar

     Nas organizações é de fundamental importância planejar onde se quer chegar, quais as metas e objetivos que a empresa deseja alcançar, sendo assim, é necessário que os gerentes, diretores e coodenadores se atentem ao que significa planejar e planejamento.
   De modo geral, planejar é organizar uma atividade de forma consciente para atingir um objetivo da melhor maneira possível, ou seja, programar, fazer um roteiro para chegar ao objetivo de modo mais adequado. Planejar é agir com razão e para isso é necessário organização e conhecer a empresa.
   Já planejamento é o serviço de preparação para um trabalho, estabelecendo métodos convenientes para a execução, ou seja, as decisões presentes implicam efeitos ou consequências futuras. O planejamento tem por função traçar ações que estão interligadas e interdependentes para alcançar um objetivo coerente, minimizando riscos futuros.
  O planejamento é responsável por definir objetivos, metas e planos.
- Os objetivos referem-se a determinadas ações que a empresa quer fazer no geral.
- As metas devem estabelecer as ações que a empresa quer fazer determinando o período e a quantidade.
- Os planos são a colocação ordenada daquilo que é necessário para atingir os objetivos, ou seja, os planos mostram como deve ser feito o que foi planejado.

Toda empresa deve sempre traçar metas para alcançar os objetivos desejados.