Nas organizações é de fundamental importância planejar onde se quer chegar, quais as metas e objetivos que a empresa deseja alcançar, sendo assim, é necessário que os gerentes, diretores e coodenadores se atentem ao que significa planejar e planejamento.
De modo geral, planejar é organizar uma atividade de forma consciente para atingir um objetivo da melhor maneira possível, ou seja, programar, fazer um roteiro para chegar ao objetivo de modo mais adequado. Planejar é agir com razão e para isso é necessário organização e conhecer a empresa.
Já planejamento é o serviço de preparação para um trabalho, estabelecendo métodos convenientes para a execução, ou seja, as decisões presentes implicam efeitos ou consequências futuras. O planejamento tem por função traçar ações que estão interligadas e interdependentes para alcançar um objetivo coerente, minimizando riscos futuros.
O planejamento é responsável por definir objetivos, metas e planos.
- Os objetivos referem-se a determinadas ações que a empresa quer fazer no geral.
- As metas devem estabelecer as ações que a empresa quer fazer determinando o período e a quantidade.
- Os planos são a colocação ordenada daquilo que é necessário para atingir os objetivos, ou seja, os planos mostram como deve ser feito o que foi planejado.
Toda empresa deve sempre traçar metas para alcançar os objetivos desejados.
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